Um Alerta aos Pais

Este espaço é dedicado a vocês e à importância que têm na educação de seus filhos. Por Educação, entendemos aqui todo o papel de educar para a vida, para as lutas, para os valores e para a cidadania, mas, principalmente, de incentivar o gosto e o prazer em ler. Sabemos que esta tarefa não é fácil e pensamos em algumas dicas para ajudá-los a guiar as crianças por esta estrada encantada.
A leitura deve e pode ser incentivada desde cedo. Um bebê, mesmo na barriga da mãe, sente e escuta a sua voz. Alguns meses após o nascimento, o mundo dos símbolos desconhecidos que rodeiam a criança desperta o sonho de decifrá-los e compreender seus significados. Para que os livros tornem-se um companheiro da criança, ela deve ter a oportunidade de se relacionar com eles, observar suas ilustrações, brincar, tocar em suas páginas, que podem até ser de pano, de plástico, de papelão ou musicais...
São pequenos hábitos que estimulam o gosto pela leitura e ajudam a criança no desenvolvimento escolar, ampliando a criatividade, a linguagem, o vocabulário, a escrita e sua consciência de mundo.

http://www.educardpaschoal.org.br/web/leia-dicas-tecnicas-pais-educam.asp